quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Doc Top



Entre tantas ansiedades relacionadas a gestação, a preocupação com o corpo é uma constante. 

E duas perguntas são muito frequentes na minha pratica clínica: 

1. Meu corpo voltará a ser como antes Doc
2. O que posso fazer para prevenir alterações indesejadas?

Na verdade, a mudança do corpo é importante e necessária. Sao ajustes hormonais que preparam a mãe  para gerar o bebê de forma segura e saudável. Posso dizer que a manutenção adequada do peso da e e do bebê, em cada fase da gravidez, é o principal ponto de prevenção. 


Sabemos que grandes ganhos ponderais contribuem para mudanças da silhueta que podem tornar-se permanentes. Nesse momento, o acompanhamento pre-natal e nutricional são fundamentais  para auxiliar as mamães a manter a linha, alimentando-se adequadamente, de maneira saudável e sem excessos.

Vamos nos ater as mudanças que ocorrem na pele e nos depósitos de gordura. Hormônios determinam  acumular energia que sera utilizada para gerar o pequeno bebe. O corpo transforma-se em uma verdadeira usina de energia. E como ja foi comentado, em cada trimestre ha parâmetros de peso considerados adequados. 
Estar abaixo ou muito acima do peso nao é saudável nem para a mãe nem para o bebe.

Voltamos aos depósitos de gordura. Estes tendem a localizar-se na região abdominal, flanco, dorso, culotes e bracos principalmente. As mamas aumentam basicamente as custas do crescimentos e proliferação glandular, indispensável para a produção do leite materno.
Esse aumento da quantidade de gordura, combinado ao crescimento do bebe, placenta e outros líquidos  tende a distender a pele de determinadas regiões do corpo.
Nesse ponto surgem as temidas estrias. Estrias são  a ruptura de fibras elásticas de componentes da pele que determinam marcas permanentes (ou não ). 

Geralmente surgem a partir da 25 semana degestacao e sao mais comuns em mamães mais jovens. Quanto mais intensa e rápida for a distensão da pele, maiores a chances. Elas são mais comuns no abdome, mamas, flanco e dorso. Iniciam de coloração avermelhada e evoluem para uma cor branca pálida, podendo ter diferentes comprimentos e profundidades.



A prevenção é um capitulo a parte. Mas como ja foi destacado, a manutenção do peso adequado é o segredo. 


Existem diversos cremes no mercado que combinam óleos, cremes, ativos e nutrientes. Até o presente momento, trabalhos científicos não conseguiram  geram evidencias científicas solidas o suficiente que provem que algum produto é 100% eficiente na prevenção. 


Obviamente, que com o aval do médico, esses cremes sao recomendados, pois podem auxiliar em algum grau nessa tarefa. Gosto do LUCIARA, Materskin e Mustella.



O tratamento das estrias é bastante complexo e muitas vezes requer mais de um método combinado. Os resultados pode variar. Quanto maior o grau de lesão, menor a taxa de sucesso. 
A bibliografia disponível aponta o tratamento a base de laser e peelings bastante seguros e eficientes.
São os únicos tratamentos que possuem evidencias cientificas adequadas. Os demais tratamentos podem ate ajudar, mas carecem de mais estudos que comprovem sua eficácia.

Espero que possa ter ajudado...

Até a próxima, 


Dr. Giuliano BorilleCirurgiao Plasticowww.giulianoborille.com.br  #doctop
 IG:drgiulianoborille

Nenhum comentário:

Postar um comentário