terça-feira, 30 de setembro de 2014

Bom dia !!!

Essa semana será muito corrida e de grandes emoções, estou fazendo a adaptação da minha filha Catarina de 1 ano e 3 meses na escolinha e quem já passou por isso sabe bem como é .

Mas aproveitando esse clima resolvi escrever justamente sobre a escolha da escolinha.







Quando estava gravida e minha Psiquiatra insistia que deveria escolher a escolinha e deixar a Catarina na lista de espera,  pensava que era exagero, minha filha nem havia nascido e já iria  deixá-la em uma lista de espera de uma escola.


Pois é minha gente, ela tinha razão, principalmente para as mamães que precisam voltar ao trabalho após a licença maternidade, que não foi o meu caso, é muito necessário já definir a escolinha desde que seu pequeno ainda está na sua barriga, pois as melhores, possuem lista de espera gigantes !!!!




Então a dica que eu dou é que não espere muito e que no máximo até 5 meses de gestação, aproveitando que a barriga não está muito grande nem pesada, visite e conheça as possíveis candidatas.



É uma decisão bastante dificil, pois o ideal é se pudessemos ficar coladinhos com eles 24 hs por dia, mas sabemos que tanto para o desenvolvimento social deles e nosso essa etapa é muito importante . Para isso  você deve estar segura da sua escolha, ficar tranquila e passar essa segurança para seu filho, e  deves considerar que até os 5 anos, eles criam vínculos fortes com as pessoas próximas porque ainda são muito dependentes. Mudar de escola não é uma missão impossível, mas somente deve ser feito caso a criança não goste do lugar ou os pais se sintam mal atendidos. Mas a transição é trabalhosa e seu filho terá de se adaptar novamente a um novo ambiente.




Mas o que  levar em conta na decisão ???



Preste atenção em uma série de fatores como projeto pedagógico, limpeza, segurança, localização e se o valor se enquadra no seu orçamento .



Claro que tudo é muito subjetivo e a Personal Pregnancy  oferece um serviço de assessoria, onde depois de traçar o perfil e objetivo da família, oferece as melhores opções para você fazer sua escolha. 





O primeiro passo è escolher qual proposta pedagógica que lhe agrada e vai de encontro com os valores da sua família, e quais, nesses moldes são próximas a sua casa ou trabalho. Hoje em dia, as escolas podem ser divididas em três tipos: a tradicional, a lúdica e a socioconstrutivista.



A questão da distância deve ser levada em conta,  alguns especialistas avaliam que, quanto mais perto de casa ou do trabalho, melhor. Isso facilita a ida ao local em caso de emergência, além de evitar que seu filho faça longas viagens pela cidade e tenha de enfrentar o trânsito ainda pequeno. Outros acham que vale a pena colocar a criança em uma escola um pouco mais distante se ela oferecer um ensino de melhor qualidade.




Segurança é  outro item super importante. Preste atenção se a escola tem escadas com grade de proteção e corrimão ou, melhor ainda, se opta por rampas, se as janelas de andares superiores têm telas, se as tomadas são cobertas etc.



As salas precisam ser arejadas e contar com passagens para um solário ou jardim, além de banheiros e trocadores por perto.





Observe a questão da limpeza e organização  dos brinquedos, das salas , uniforme dos funcionários e áreas comuns.




O número de crianças por cuidadores, também deve ser observado, Segundo o Conselho Nacional de Educação, cada professor deve cuidar, no máximo, de seis a oito crianças de até 2 anos, de 15 crianças até 3 anos e de 20 crianças de 4 até 6 anos.



Mesmo analisando todos esses itens nem sempre ficamos totalmente seguras, por isso, caso não contes com ajuda de um profissional, converse com os pais dos alunos, principalmente se tiveres algum conhecido que confie para lhe dar boas referências, tenho certeza que será mais um fator que ajudará na sua decisão final .



É importante assinalar que nesta primeira experiência concreta com a vida escolar, a criança estará passando por mudanças na sua personalidade. Os primeiros dias de escola são de choro e tensão, que atingem também os pais. Parece mais uma tortura que uma experiência agradável. Lembremos que este é seu primeiro contato com o que será sua futura vida escolar e qualquer trauma pode refletir la na frente.











Então converse  com seu filho sobre a escola, independnete da idade, explicando que ele terá novos amiguinhos e aprenderá muitas brincadeiras, transmita confiança  e respeite seus sentimentos. Tenha  paciência e perseverança nos primeiros dias, deixando as professoras fazerem seu trabalho.





Por último "boa sorte" para todos nós !!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário